Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Reunião em Brasília descarta risco de falta de etanol

Governo evitou discutir possibilidade de reduzir mistura de etanol na gasolinaO governo evitou acenar com a possibilidade de redução da mistura de etanol anidro na gasolina, atualmente em 25%, em razão da alta dos preços na bomba dos postos de combustíveis, em reunião realizada nesta quarta-feira em Brasília entre técnicos dos ministérios da Agricultura, Minas e Energia e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e representantes da Unica.

Segundo o diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues, o governo viu pelos dados apresentados que existe etanol suficiente para abastecer o mercado até o início da próxima safra em meados de abril.

? A reunião foi muito produtiva porque mostramos que reduzimos a volatilidade dos preços ao produtor nesta safra em relação da safra passada ? disse.

Em 2009/10, a variação dos preços do etanol ao produtor ultrapassou os 100% e, nesta safra, está em torno de 50%. Porém, de acordo com Padua, os recursos de warrantagem disponibilizados pelo governo não chegaram em sua totalidade às mãos dos produtores.

? Apenas 20% dos recursos liberados foram utilizados e, agora, precisamos ver porque isto aconteceu e tentar mudar isto nas próximas safras para que possamos estocar mais etanol para entressafra e reduzir ainda mais a volatilidade dos preços ? disse.

O executivo afirma que, neste momento, os preços diários ao produtor praticados em Paulínia (SP) registram estabilidade.

? Acredito que os preços pagos ao produtor já atingiram o seu teto. Porém, não sei qual é a política de preços das distribuidoras ? afirma.

Na reunião também foram esboçadas as razões pela qual o setor não está ampliando sua produção de etanol.

? O setor parou de crescer com a crise. Para haver uma retomada do crescimento, precisa haver segurança de mercado para escoar o etanol. Não podemos crescer para ter excesso de oferta e ficar no prejuízo ? disse.

Padua explica que esta retomada de investimentos precisa ser em um novo patamar tecnológico, já prevendo plantio e colheita mecanizada, para reduzir custos agrícolas e aumentar a produtividade industrial, o que demanda novas formas de financiamento.

Sair da versão mobile