Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Reunião do G-20 não deve trazer solução para mercado de commodities

Regulação é apontada como uma solução para evitar bolhas de preços de produtos agrícolasA reunião do G-20, em Paris, não deve trazer uma solução efetiva para o mercado de commodities. É o que acreditam especialistas em negociações internacionais.

A regulação do mercado de commodities é apontada pelo governo francês, como uma solução para evitar bolhas de preços de produtos agrícolas. Mas a proposta encontra resistência, por exemplo, do Brasil. Segundo André Nassar, Diretor Geral do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais, (ICONE), qualquer tipo de controle não funcionaria.

? É preciso tratar a questão dos preços das commodities de uma forma mais de médio prazo. E o G-20 tem muito a ajudar, sobretudo gerando fundos para investimentos na produção agrícola em países que são importadores líquidos. Você formar estoques reguladores hoje só iria aumentar o preço. Além do que o estoque é muito importante, mas não interessa na mão de quem ele está ? ressalta.

O economista Tharcilo Souza Santos, diretor da Faculdade de Administração da Faap, concorda que controlar os preços não alivia o problema da alta dos alimentos. Mas acredita que o mercado futuro de commodities deveria ser mais regulamentado.

? A única coisa que precisaria fazer com relação às commodities é regulamentar os mercados futuros de commodities de maneira que eles não “despreguem” da produção mundial. O mercado existe para travar risco, para reduzir volatilidade. Tinha que haver uma relação entre uma coisa e outra ? comenta.

Já a economista Cristina Helena Pinto de Melo explica que, nessa divergência sobre controle de preços, Brasil e França apenas assumem posições coerentes com as próprias experiências.

? A gente tem uma experiência com controle de preços no passado, na época da inflação, que nos autoriza a dizer que não funciona. A França por sua vez, é um país que subsidia fortemente sua agricultura e sempre buscou controlar esses preços. Então também bastante coerente com sua trajetória e está tentando discutir a possibilidade de controlar essa elevação de preços ? explica a economista.

De qualquer forma, os especialistas não esperam resultados efetivos dessa primeira reunião de 2011.

? Dificilmente vai sair alguma solução, por haver conflito de interesses entre países que participam da reunião. Eu acredito que vai ser construída apenas uma agenda de discussão e de propostas ? complementa Cristina.

? A reunião do G-20 deste fim de semana é mais do mesmo: quer dizer, nada! Muito discurso, muita afirmação, muita discussão e nenhum resultado ? conclui Tharcisio.

Sair da versão mobile