Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Reunião em SC trata da obrigatoriedade de licenciamento ambiental para arroz irrigado

Proposta foi gerada pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural SustentávelExigências de licenciamento ambiental, cadastro ambiental ou autorização ambiental para pomares, reflorestamentos e arroz irrigado devem ser canceladas até dezembro de 2011. A reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), realizada nesta sexta, dia 4, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), em Florianópolis, apreciou a proposta da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável.

O tema foi apresentado ao Conselho pelo Diretor Geral Secretaria de Agricultura, Airton Spies. Ele demonstrou à plenária que o não cumprimento da legislação ambiental leva ao impedimento de crédito, por parte do Banco do Brasil, para as três culturas. A situação atingiria 25 mil famílias rurais catarinenses, com especial reflexo na produção de arroz irrigado, que já sofre com baixos preços de mercado e perdas provocadas pelas inundações de janeiro último.

Segundo deliberação dos Conselheiros, a proposta segue para as Câmaras de Assuntos Florestais e de Assuntos Jurídicos da instância, que devem apresentar seu parecer, a ser apreciado pela plenária em reunião extraordinária.

Regulamentação

Outro tema importante apreciado na reunião foi a minuta do decreto de regulamentação da Lei 15.133, de janeiro de 2010, referente ao Programa Estadual de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA). Já existe dotação orçamentária estadual de pelo menos R$ 6,9 milhões para aplicação da Lei, dependendo apenas da regulamentação.

Agora a minuta segue para a Assessoria Jurídica da SDS, que tem prazo de 30 dias para se manifestar. O mesmo prazo foi concedido aos Conselheiros para enviarem à secretaria executiva do Consema sugestões de alterações no documento.

Sair da versão mobile