Revisão dos índices de produtividade ganha força com Censo Agropecuário

Levantamento mostra que mais de 24% das lavouras do país são de pequena produçãoNúmeros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reforçam a revisão dos índices de produtividade. A avaliação foi feita nesta sexta, dia 2, em Brasília, pelo presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart, depois de um debate sobre os dados do Censo Agropecuário 2006.

O levantamento mostra que mais de 24% das lavouras do país são de pequena produção. Apesar disso, a concentração de terras no aumentou no Brasil.

? É uma má distribuição. Conseguimos aumentar o número de estabelecimentos da agricultura familiar e a produção. Isso mostra que o debate sobre os índices de produtividade está mais do que atualizado, os índices mostram que a agricultura brasileira como um todo produziu muito mais em menos terra. O Brasil avançou, portanto o cumprimento da função social também tem que ser cobrado ? afirmou Hackbart.

O presidente do Incra admitiu que os dados do censo reforçam a revisão dos índices de produtividade. O estudo do IBGE apontou um crescimento acima de 10% no rendimento das principais lavouras do país, como soja, milho e cana-de-açúcar.

? Não é preciso ter medo. O Incra pode obter, para fins de reforma agrária, só imóveis acima de 15 módulos fiscais, o que não chega a 50 mil imóveis no Brasil ? esclareceu o presidente do Incra.