Rio Grande do Sul começa a primavera com temporais

No Centro-Oeste as instabilidades não tem grande volumes, mas são persistentes. Confira a previsão do tempo para este início de semana na sua região!

Primeira segunda-feira da primavera de 2018 começa com temporais no Rio Grande do Sul, por conta de áreas de instabilidade, associadas a uma frente fria pela costa e uma área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e a Argentina. Desde esta madrugada já há pontos de alagamentos e com mais de 2 mil descargas elétricas. No Sudeste o tempo seco predomina com chances para chuvas espaçadas. No Centro-Oeste as instabilidades ainda persistem neste começo de semana

SUL

Na segunda-feira a chuva continua espalhada pelo Rio Grande do Sul e ainda são esperados temporais e transtornos por todo estado. No oeste de Santa Catarina e do Paraná, as chuvas são intensas também com potencial para temporais e rajadas de vento moderadas. Os volumes são menores no leste de Santa Catarina e em grande parte do Paraná. No norte paranaense a previsão ainda é de tempo firme e muito calor. Com relação às temperaturas, o calor segue no Paraná e em Santa Catarina. No estado gaúcho será mais um dia com pouca variação de temperaturas.

SUDESTE

Na segunda-feira volta a chover no extremo sul do estado de São Paulo. O sol predomina ao longo do dia em grande parte dos quatro estados do Sudeste, com poucas nuvens e que ajuda a elevar rapidamente as temperaturas. Mais uma vez a umidade do ar fica baixa no interior e os riscos para focos de queimadas aumentam e merecem cuidados com a hidratação e evitar atividades esportivas ao ar livre no horário de pico do sol.

CENTRO-OESTE

Segunda-feira ainda de tempo instável em grande parte do Centro-Oeste. A chuva não é tão volumosa, porém não se descarta o risco para trovoadas e demais danos no oeste de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso. Em Goiás, tempo firme predomina. Mesmo com chuva as temperaturas seguem elevadas.

NORDESTE

A segunda-feira é mais um dia de tempo firme e com calor em grande parte do Nordeste Brasileiro. O sol aparece com poucas nuvens e a sensação de calor e tempo abafado só aumentam ao longo do dia. Pode chover rápido e isolado em todo o litoral leste da região, especialmente na zona do Recôncavo Baiano.

NORTE

Na segunda-feira o tempo firme continua no Tocantins e leste paraense. Nas demais áreas do Norte o tempo fica instável e a chuva ocorre a qualquer hora do dia, com pancadas que não devem ser volumosas, mas que podem ser acompanhadas por trovoadas. Temperaturas elevadas e sensação de abafamento.

Terça-feira

SUL

Na terça os temporais continuam pelo Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina. No Paraná e nas outras áreas de Santa Catarina, a intensidade das chuvas diminuem mas ainda aparecem em forma de pancadas mais isoladas e sem risco para eventuais transtornos, como o ocorrido nos dias anteriores. O tempo firme começa a tomar conta do leste do estado paranaense, e não há previsão de chuva na capital. As temperaturas tendem ser mais baixas no Rio Grande do Sul, se comparadas com o do dia anterior, devido ao tempo fechado. Em Santa Catarina e Paraná as tardes continuam agradáveis.

SUDESTE

Na terça-feira uma massa de ar seco predomina sobre o Sudeste e será mais um dia de temperaturas elevadas e tempo firme. Volta a chover apenas no extremo norte do Espírito Santo. Os níveis de umidade relativa diminuem em horários de pico do sol, mantendo os cuidados e precauções com queimadas e hidratação.

CENTRO-OESTE

Na terça-feira pouca coisa muda. As chuvas se concentram por praticamente todo o Mato Grosso e oeste do Mato Grosso do Sul. Em Goiás, não há condições de precipitação. O calor segue excessivo com umidade relativa do ar baixa.

NORDESTE

Nesta terça-feira pouca coisa muda: as chuvas seguem do litoral da Bahia ao Rio Grande do Norte e retorna para o norte do Maranhão, mas com baixo acumulado e precipitações dispersas. Nas demais localidades, o sol aparece e os valores dos termômetros sobem.

NORTE

Na terça as precipitações vem acompanhadas de trovoadas, mas sem grandes transtornos. Chove em toda a região Norte, exceto no Tocantins. As temperaturas seguem elevadas.

Quarta-feira

SUL

Na quarta-feira, novas áreas de instabilidade se formam ao oeste da região e traz temporais e trovoadas para o Meio-Oeste do Paraná. Chove forte também no oeste de Santa Catarina e em ambos os estados há risco para chuva de granizo. No nordeste do Rio Grande do Sul a precipitação causa acumulados elevados e com riscos de danos. Pelo restado do estado gaúcho e no leste de Santa Catarina o tempo continua instável, porém chove de forma isolada, mas sem grandes transtornos. As temperaturas começam a subir pelo Rio Grande do Sul, devido às pequenas aberturas do sol e dos ventos de norte, que acabam trazendo um ar mais quente para essas localidades.

SUDESTE

Nesta quarta-feira uma nova área de instabilidade avança pela região levando chuva para São Paulo, sul do Rio de Janeiro, sul de Minas e Triângulo Mineiro. As chuvas mais intensas ocorrem pelo sul de São Paulo, pela região de Sorocaba, onde as tempestades são acompanhadas de trovoadas e riscos de granizo. Nas demais áreas, as chuvas ocorrem no final da tarde na forma de pancadas isoladas, acompanhadas de relâmpagos. As temperaturas seguem altas e sem grandes variações.

CENTRO-OESTE

Na quarta-feira volta a chover forte no Centro-Oeste. Uma nova área de instabilidade à oeste da região traz temporais para o centro do Mato Grosso e o centro-sul do Mato Grosso do Sul. Esses temporais são acompanhados de descargas elétricas. No Mato Grosso do Sul, os ventos podem ficar fortes e há risco de granizo. Apesar das chuvas, as temperaturas seguem altas pela região e a umidade relativa do ar fica baixa, principalmente no norte de Goiás.

NORDESTE

Na quarta-feira, a chuva volta para boa parte do Maranhão e litoral do Piauí. Isso ocorre devido à circulação dos ventos que traz umidade do oceano para o continente. Chove também no litoral leste, desde o Rio Grande do Norte até sul da Bahia, mas de forma fraca. Já no sertão nordestino o tempo segue seco e com baixa umidade do ar, que pode chegar a nível de atenção em vários municípios.

NORTE

Na quarta-feira o tempo fica bastante instável pela região e chove em todos os estados. Os maiores acumulados devem ocorrer entre o noroeste do Amazonas e oeste do Pará. Nas demais áreas pode chover a qualquer hora do dia com pancadas rápidas e isoladas.

Veja mais notícias sobre soja