A safra de grãos de verão 2018/2019 deve alcançar uma produção de aproximadamente 32 milhões de toneladas no Rio Grande do Sul. Com isso, o impacto direto na economia do estado deve ser de R$ 31,29 bilhões. Caso esse volume se confirme, esta será a segunda maior safra gaúcha.
De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater-RS), houve um aumento na expectativa de produção na maioria das culturas com destaque para o do milho, que elevou a área plantada em 7% e a produção em 22%, totalizando 5,52 milhões de toneladas.
Para o presidente da Emater-RS, Iberê de Mesquita Orsi, o crescimento é significativo. ” O milho tem uma grande importância para o estado, especialmente nas cadeias de suinocultura, avicultura e gado leiteiro. É uma das atividades que teve mais rentabilidade nos últimos anos, em função das tecnologias utilizadas”.
Soja
A cultura da soja também apresentou crescimento este ano. Com uma área de 5,8 milhões de hectares, a produção esperada é de 18,5 milhões de toneladas, volume 5,7% maior quando comparado ao último ciclo.
Produção de grãos: Conab estima crescimento de 2,5% no ciclo 2018/2019