O Rio Grande do Sul pode produzir até 19,7 milhões de toneladas de soja na safra 2019/2020. ou seja 3% a mais que as 19,1 colhidas na temporada passada, no qual o estado se tornou o 2º maior produtor do grão no país.
A previsão foi realizada pela Emater-RS, durante a Expointer, que acontece em Esteio. Na ocasião, o presidente da entidade, Geraldo Sandri, afirmou a Agência Safrasque a expectativa climática é favorável e isso pode favorecer o ganho em produtividade no estado.
“O que chama a atenção em nossas estimativas é o aumento da produtividade. A soja é nossa cultura líder, pois ela traz divisas, melhora o PIB e é o grande puxador da economia, com preços muito bons. E por isso prevemos que é possível bater o recorde esse ano. Por enquanto o clima é favorável e a perspectiva é boa em relação a ele, mas sabemos que isso sempre pode mudar”, diz.
Para a Emater-RS o estado deve plantar 5,9 milhões de hectares, ante as 5,7 milhões da temporada anterior, consolidando a chance de o estado bater o recorde na produção. “É importante os agricultores também terem um seguro rural, fazer vendas no mercado de opções, garantindo assim uma boa receita”, diz Sandri.