Rio Grande do Norte é destaque em exportação de mel

Em 2009 o Estado obteve um crescimento de 180% em comparação com 2008O Projeto Apicultura Integrada e Sustentável (Apis) do Rio Grande do Norte vem colhendo excelentes resultados provenientes das ações realizadas em 2009 com os apicultores potiguares.

No último ano, o Estado obteve um crescimento de 180% nas exportações de mel em comparação com 2008. A produção apícola em 2009 foi de aproximadamente 2,2 mil toneladas.

Em 2010, o projeto deverá focar as ações na adequação dos entrepostos e produtos para começar a exportar para a União Européia e intensificar o desenvolvimento da apicultura nas regiões do Seridó e Mato Grande norte-rio-grandense.

Segundo o gestor estadual do Projeto Apis, Valdemar Belchior Filho, o sucesso da atividade no Estado tem como principal motivo a orientação técnica dos apicultores, que vem aumentando a produtividade e trazendo melhoria na qualidade do produto.

? Durante os sete anos do projeto foram capacitados cerca 6 mil apicultores, contando com o apoio do Sebrae/RN, da Federação dos Apicultores, Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa), Universidade de São Paulo (USP-Ribeirão Preto), Governo do Estado e das prefeituras municipais ? lembra Valdemar.

Outra razão para o significativo desenvolvimento da atividade foi a introdução de técnicas desenvolvidas no Centro Tecnológico Temático de Apicultura (Cetec), que há três anos desenvolve ações de otimização junto aos produtores rurais da região de Mossoró e municípios próximos.

Técnicas como o melhoramento genético das rainhas e o estudo da enxameação, que monitora a temperatura e a umidade das colméias, são repassadas aos produtores, que vêm aumentando a produção e a geração de renda no campo.

Prova destes avanços na atividade apícola no Estado é o destaque dado à apicultura do Rio Grande do Norte na edição de janeiro deste ano da Revista Globo Rural, de circulação nacional, ocupando oito páginas com fotos do repórter fotográfico Ernesto de Souza e texto da jornalista Clarice Couto. A reportagem enfatiza a questão do melhoramento genético e o projeto Pró-rainha, que visa a produção de abelhas rainhas agregando qualidade às colméias.

Em 2010 o Rio Grande do Norte sediará um dos mais importantes eventos do setor apícola, o 10º Congresso Ibero-Latinoamericano de Apicultura, que acontecerá de 11 a 14 de outubro, no Centro de Convenções de Natal e reunirá importantes instituições e especialistas no assunto. O Sebrae/RN representa um importante papel no bom desempenho dos produtores, buscando parcerias e desenvolvendo ações de capacitação em diversos municípios do Rio Grande do Norte.