Os representantes do governo e demais autoridades presentes subiram nas colheitadeiras para o ato simbólico da primeira colheita. Após, também foi feita a tradicional chuva de arroz com o grão colhido, que representa a prosperidade da safra.
Em razão da importância do setor agrícola para a economia, o governo incluiu na sua agenda a solução de problemas setoriais antigos, como a renegociação das dívidas dos produtores de arroz, com o alargamento do prazo para amortização de dez anos, com pagamento a partir de 2014, além da redução dos juros que caíram para 5,5%.
– Foi uma luta árdua essa conquista, mas isso nos faz apostar em melhores dias para o setor, com aumento da produção de arroz no estado, em relação à safra anterior -salientou o secretário, durante a solenidade.
As projeções são de elevação da produção de 2,3% neste ano, comparativamente a 2012, chegando a quase oito milhões de toneladas de arroz. Além da produção, a aposta é de elevação da produtividade, uma demonstração de maior competitividade do setor.
O governador do Estado, Tarso Genro, comemorou o bom momento da economia gaúcha. Ao referir-se à informação divulgada pelo Ministério do Trabalho de que o Estado foi o segundo que mais gerou empregos no ano passado, Tarso disse que o Rio Grande do Sul está “bombando”. O Chefe do Executivo disse que o bom momento da agropecuária do RS permite que “o Estado continue distribuindo renda, trabalho e justica social’.