Foram incluídos mais 73 municípios no estudo de risco climático, que define as regiões aptas para esta atividade e os períodos mais adequados para o plantio. O estudo indica o melhor período para plantar a cultura em cada município do país, segundo a análise histórica do comportamento do clima. No caso do citrus, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina apresentam as melhores condições para o cultivo.
Atualmente, o Rio Grande do Sul é o quinto maior do país nesta categoria, com produção anual estimada de 500 mil toneladas de frutos, em área de 41 mil hectares e com receita direta de R$ 150 milhões.
Foi fundamental para a decisão o embasamento técnico produzido por agrônomos da Secretaria da Agricultura, Embrapa Clima Temperado, Embrapa Florestas e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O período mais indicado para o plantio de citrus no Estado vai de 1º de maio a 31 de agosto. As espécies de citrus contemplam diferentes grupos de plantas, tais como a laranja doce e azeda, a tangerina, o limão, a lima ácida, a toranja e o pomelo, que são cultivadas em diferentes regiões do mundo, podendo ser adaptadas a distintas condições climáticas.
O secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi, destacou que o trabalho dos técnicos gaúchos foi fundamental para convencer os representantes do Ministério da Agricultura a ampliar a lista, incluindo municípios como Bagé, Hulha Negra, Aceguá, Aratiba, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Severiano de Almeida, Arvorezinha, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Veranópolis.
? Com isso, os produtores podem acessar as políticas de crédito e de seguro agrícola, além de outras vantagens, o que é importante para o crescimento da fruticultura em nosso Estado ? concluiu Mainardi.