Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rio Grande do Sul amplia lista de municípios no zoneamento de citrus

Estado inclui mais 73 cidades no estudo de risco climático, que define as regiões aptas para esta atividade e os períodos mais adequados para o plantioO Ministério da Agricultura publicou, na última semana, a portaria 324/11, que amplia a lista de municípios do Rio Grande do Sul no zoneamento de citrus, atendendo solicitação encaminhada pela Câmara Setorial da Citricultura, por meio de documento encaminhado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócios do Estado.

Foram incluídos mais 73 municípios no estudo de risco climático, que define as regiões aptas para esta atividade e os períodos mais adequados para o plantio. O estudo indica o melhor período para plantar a cultura em cada município do país, segundo a análise histórica do comportamento do clima. No caso do citrus, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina apresentam as melhores condições para o cultivo.

Atualmente, o Rio Grande do Sul é o quinto maior do país nesta categoria, com produção anual estimada de 500 mil toneladas de frutos, em área de 41 mil hectares e com receita direta de R$ 150 milhões.

Foi fundamental para a decisão o embasamento técnico produzido por agrônomos da Secretaria da Agricultura, Embrapa Clima Temperado, Embrapa Florestas e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O período mais indicado para o plantio de citrus no Estado vai de 1º de maio a 31 de agosto. As espécies de citrus contemplam diferentes grupos de plantas, tais como a laranja doce e azeda, a tangerina, o limão, a lima ácida, a toranja e o pomelo, que são cultivadas em diferentes regiões do mundo, podendo ser adaptadas a distintas condições climáticas.

O secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi, destacou que o trabalho dos técnicos gaúchos foi fundamental para convencer os representantes do Ministério da Agricultura a ampliar a lista, incluindo municípios como Bagé, Hulha Negra, Aceguá, Aratiba, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Severiano de Almeida, Arvorezinha, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Veranópolis.

? Com isso, os produtores podem acessar as políticas de crédito e de seguro agrícola, além de outras vantagens, o que é importante para o crescimento da fruticultura em nosso Estado ? concluiu Mainardi.

Sair da versão mobile