Rio Grande do Sul confirma terceira morte por gripe A no Brasil | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rio Grande do Sul confirma terceira morte por gripe A no Brasil

Estado registra 129 dos mais de mil casos da doença no paísA Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou nesta segunda, dia 13, a terceira morte por gripe A (H1N1) no Brasil. Um menino de nove anos que morava em Sapucaia do Sul teria apresentado os sintomas no dia 1º de julho. Ele foi levado no dia 2 de julho para o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde morreu no dia 5. A informação foi dada pelo secretário Osmar Terra.

De acordo com Terra, o menino teria contraído a gripe pelo contato com um irmão que teria contraído o vírus em sua escola por um professor que viajou à Argentina. O secretário enumerou as ações da pasta no Estado contra a gripe A:

? O trabalho é de reforço nas fronteiras, estamos mapeando todos os casos que surgem no Estado e estamos procurando fazer acompanhamento. Acredito que em poucos dias, teremos que trabalhar a questão da gripe autóctone, como uma epidemia, acho que é uma questão de tempo só.

Terra ressaltou que diariamente entram milhares de caminhões no RS provenientes da Argentina, Chile e Uruguai, o que aumenta as possibilidades de contaminação. O Rio Grande do Sul registra 129 dos 1,027 mil casos da doença no país confirmados pelo Ministério da Saúde até a última sexta, dia 10.

A primeira morte por gripe suína no Brasil também foi registrado no Estado. Um jovem de 29 anos, morador de Erechim, morreu no dia 28 de junho após contrair o vírus na Argentina. O segundo caso foi de uma menina de 11 anos, que morreu no dia 30 de junho em um hospital particular da cidade de Osasco, em São Paulo.

Sair da versão mobile