O Rio Grande do Sul iniciou o plantio da safra de milho 2015/2016. Os trabalhos começaram pelos municípios das Missões e Fronteira Noroeste, próximos ao Vale do Rio Uruguai, onde, segundo a Emater/RS, há uma tendência de o cereal perder área para a soja.
– Em alguns casos, há estimativas que ultrapassam os 10% em relação ao ano passado – diz a empresa em relatório divulgado nesta quinta, dia 6.
Para o cultivo da soja, produtores começam a adquirir os insumos.
– Vem sendo possível formar pacotes para aquisição de insumos com soja para ser entregue em maio de 2016 ao preço de R$ 70 a saca – diz a Emater.
– As agropecuárias e as cooperativas já iniciaram a comercialização de sementes para a próxima safra, a qual tende a ocupar uma área maior em relação à safra anterior, ocupando a área das lavouras de milho – afirma.
Em relação ao trigo, com plantio finalizado, a empresa diz que as condições climáticas melhoraram.
– Com boa luminosidade e temperaturas amenas, o desenvolvimento da cultura do trigo vem apresentando boa recuperação, melhorando sua coloração e perfilhamento. Essa condição de normalidade também contribuiu para o estado fitossanitário das lavouras, impedindo um maior avanço das doenças foliares e pragas, embora alguns produtores já tenham iniciado, por precaução, aplicação de fungicidas – diz.