Rio Grande do Sul registra safra recorde de grãos

Adoção de tecnologias foi considerada fato determinante para númerosO Rio Grande do Sul chegou as 24,373 milhões de toneladas na safra de grãos 2009/2010. O volume é considerado recorde. Até então, a safra 2007, com 23,19 milhões de toneladas, era considerada a maior da história.

Os números foram divulgados na tarde desta quinta, dia 20, pelo governo do Estado. Para o secretário da Agricultura gaúcho, Gilmar Tiethböl, a adoção de tecnologias pelos produtores foi determinante no resultado.

? A área não movimenta muito, mas a produtividade faz aumentar a produção. O uso de tecnologia apropriada é determinante ? salienta o secretário.

Gilmar Tiethböl destaca também a melhora no momento econômico depois do período da crise financeira internacional.

? Estamos com uma economia mais estável em um Estado onde a confiança se readquiriu na área da produção e isto estimula as pessoas a produzir.

A soja foi o maior destaque, com 10,057 milhões de toneladas, considerado recorde de produção para a cultura. O clima beneficiou as lavouras. Porém, o tempo, que foi aliado para algumas culturas, prejudicou outras. É o caso do arroz, onde plantações foram destruídas pelas chuvas do início do ano. A produção passou de 7,905 milhões de toneladas no ano passado para 7,099 milhões de toneladas este ano.