Rio Grande do Sul vai retomar pesquisas sobre produção de oliveiras

Objetivo é incentivar produtores do EstadoA Secretaria da Agricultura Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul reuniu essa semana o Grupo Técnico de Pesquisa e Extensão em Olivicultura do Estado. Extensionistas e pesquisadores de entidades como Seapa, Ufrgs, Emater, Fepagro, Embrapa e prefeituras, estiveram avaliando a atual situação do cultivo de oliveiras, que se concentra mais na metade sul do Estado, onde a cultura ocupa uma área em torno de 381 hectares.

A maior lavoura está concentrada no município de Caçapava. Lá se encontra o maior pomar e é onde foi feita este ano uma colheita em área com 17 mil pés de oliveiras.

O engenheiro agrônomo da Emater no município, Edson Dornelles, fez um relato do cultivo na localidade.

? Toda a colheita rendeu em torno de 40 mil quilos e foi vendida para uma indústria de Cachoeira do Sul ? disse Dornelles, que acredita que o relativo sucesso do produtor possa servir de incentivo aos demais.

Após o encontro, ficou definida a intensificação das pesquisas a serem desenvolvidas pela Fepagro e a ampliação do grupo com a inclusão de técnicos de prefeituras onde tenha o cultivo da planta.

Um material de apoio técnico deverá ser publicado em breve a fim de divulgar informações sobre o cultivo. A próxima reunião do grupo técnico do cultivo de oliveiras ficou definida para o mês de outubro. No encontro também esteve participando o pesquisador da Epagri de Santa Catarina, Dorli Da Croci.