Promovido pela secretaria estadual de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, o encontro será realizado na Academia Militar das Agulhas Negras (Amam). A programação inclui painéis sobre Importância da Reprodução dos Bovinos; Casos de Sucesso na Pecuária de Leite no Estado do Rio de Janeiro; Uso Intensivo de Pastagem; Programa de Monitoria da Qualidade do Leite e Manejo Sanitário do Rebanho.
Com uma produção anual de 166 milhões de litros e cerca de 4,2 mil produtores, a região Sul ocupa o primeiro lugar no Rio de Janeiro, respondendo por 34% da produção estadual. Entre os municípios, Valença lidera com pouco mais de 37 milhões de litros/ ano.
Para o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, a legislação que isenta de ICMS o leite e derivados produzidos no Rio de Janeiro e a criação do Programa Rio Genética ? que democratiza o acesso à tecnologia genética para a melhoria do rebanho ? estão fazendo a diferença e contribuindo para o crescimento do setor.
A série de eventos promovida pelo governo do Rio de Janeiro faz parte da estratégia do Estado para promover o fortalecimento do setor e alcançar a meta de dobrar a produção leiteira, atingindo 1 bilhão de litros até 2015. Atualmente, este número está na casa dos 600 milhões de litros anuais.
O segundo encontro da série, o 7º Rio Leite Centro, que será realizado em Guapimirim, dia 11 de agosto. No dia 25 do mesmo mês, ocorre o 8º Rio Leite Serrana, em São Sebastião do Alto. Dia 15 de setembro será a vez do 4º Rio Leite Noroeste, em Santo Antônio de Pádua. Encerrando os eventos em 2011, no dia 22 de setembro, o 4º Rio Leite Norte, será em São João da Barra.