Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rio transborda no Paraná e destrói lavoura de soja

Produtor estima que uma área de quase 11 hectares foi afetada, causando erosão no solo

José Florentino, de São Paulo (SP)

O rio Lageado transbordou em Mamborê (PR) na sexta, dia 19, e invadiu lavouras de soja. Segundo a Somar Meteorologia, a região recebeu cerca de 33 milímetros de chuva na data. Esse número tem como base dados interpolados – uma média a partir de números de estações oficiais próximas -, já que não há uma estação oficial no município.

A meteorologista Maria Clara Sassaki ressalta que o sul do Mato Grosso do Sul recebeu volumes maiores de chuva e que isso também pode ter se refletido no Paraná, mas que as estações paranaenses não captaram esses dados.

A propriedade de Sidnei Fuchs foi uma das atingidas. Em vídeos enviados pela família, é possível ver plantas pequenas que foram varridas pela força da água. O filho do produtor e estudante de agronomia, Mateus Fuchs, conta que estavam em casa quando começou a chover forte e que não foi possível fazer muita coisa para evitar os estragos.

“Subimos para ver as roças e as curvas já estavam cheias, transbordando. Desceu água da propriedade de vizinhos, passou pela nossa e seguiu para o do vizinho de baixo. A água estourou a primeira curva em cima e foi levando”, relembra o estudante.

A família estima que uma área de aproximadamente 10,9 hectares, dividida em dois lotes, foi afetada, causando erosão no solo. Além disso, ele conta que os motores do sistema de irrigação do lote que ficava próximo ao rio também foram atingidos.

Previsão do tempo

De acordo com a meteorologista Maria Clara Sasaki, as precipitações perderão intensidade a partir da quinta, dia 25. “Ainda chove, mas com menores volumes acumulados. As chuvas retornam no início de fevereiro com maior intensidade”, diz. Os dados da Somar apontam que, no acumulado de janeiro, choveram 178 milímetros, sendo que a média para o mês é de 181 milímetros.

Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile