Ritmo lento de negócios mantém preço do algodão em baixa

Clima chuvoso em Mato Grosso dificulta a colheita e preocupa produtoresOs preços do algodão em pluma estão em queda no mercado brasileiro, de acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O cenário está atrelado ao baixo ritmo de negócios, segundo os analistas - após o carnaval, poucos foram os agentes ativos no mercado. Indústrias estiveram apenas especulando, com interesse em negociar a partir dos próximos dias. Entre 13 e 19 de fevereiro, o Indicador Cepea/Esalq com pagamento em oito dias recuou 0,57%, fechando a terça, di

Quanto à próxima safra, as preocupações em relação ao cultivo da pluma no Brasil aumentaram nos últimos dias. Em algumas regiões de Mato Grosso, o clima chuvoso tem dificultado a colheita da soja, atrasado o cultivo de algodão de segunda safra e também prejudicado os tratos culturais das áreas de pluma já cultivadas, que exigem aplicações semanais.

Assim, pesquisadores do Cepea indicam que a redução da área cultivada em Mato Grosso pode ser ainda mais intensa que a esperada. Com esse cenário, não há uma previsão concreta sobre a próxima safra. Para produtores, parece que este cenário de incertezas já era previsto – as vendas antecipadas para a safra 2012/2013, por exemplo, estão bem abaixo do observado em anos anteriores.