Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rodrigo Rollemberg defende barreira contra país que não segue norma ambiental

Segundo o senador, Brasil não deve importar produtos agrícolas de países que subsidiam a produção e não seguem leis ambientaisAutor de emenda para incluir no novo Código Florestal autorização para o governo adotar barreira contra produtos importados de países que não sigam normas de proteção ambiental, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) aposta na reciprocidade e acredita que a medida reforça a posição brasileira na Rio+20 ? conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável que acontece em 2012 no Rio de Janeiro.

? É justo exigir normas iguais para todos. Não podemos continuar importando produtos agrícolas de países que subsidiam a produção e não seguem leis ambientais, quando no Brasil não temos subsídios e protegemos nossos recursos naturais ? disse.

A emenda, acolhida pelo relator do projeto na Comissão de Meio Ambiente (CMA), senador Jorge Viana (PT-AC), autoriza a Câmara do Comércio Exterior (Camex) a adotar “medidas de restrição às importações de bens de origem agropecuária ou florestal produzidos em países que não observem normas e padrões de proteção do meio ambiente compatíveis com as estabelecidas pela legislação brasileira”.

De acordo com Rollemberg, a medida foi sugerida pelo ex-ministro da Agricultura e atual deputado federal Reinhold Stephanes, em audiência realizada no Senado em agosto. Na ocasião, o ex-ministro considerou que, com sua adoção, o governo brasileiro estaria empregando o princípio da reciprocidade como forma de “equilibrar as condições do comércio internacional de bens agropecuários e florestais e proteger os produtores rurais brasileiros das importações deletérias”.

Ao apoiar a adoção da barreira, o senador Waldemir Moka (PMDB-MS) opinou que será grande o número de países que não poderão exportar para o Brasil, caso o país adote a medida.

? O produtor brasileiro tem reserva legal, mas aqui do lado, na Argentina, não tem. No Uruguai também não tem. Vamos estabelecer o mínimo, exigir deles [países que exportam para o Brasil] o mesmo que está sendo exigido no Brasil ? disse Moka.

O relatório de Jorge Viana (PT-AC) está sendo votado nesta quarta, dia 23, na CMA e depois segue para votação em Plenário.

>> Ao vivo: Acompanhe o minuto a minuto da votação do novo Código Florestal

Sair da versão mobile