Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Romaria da Terra pede consciência para proteger o meio ambiente

Tema "Do Clamor da Terra à Esperança da Vida" fará parte da Campanha da Fraternidade deste anoOcorreu na tarde desta terça, dia 8, em Candiota (RS), a 34ª edição da Romaria da Terra do Rio Grande do Sul. A caminhada de 2,5 quilômetros contou com a participação de cerca de 7,5 mil fieis, segundo a organização.

Este ano, o tema do evento foi “Do Clamor da Terra à Esperança da Vida”, que tem por objetivo o fortalecimento da fé no compromisso de proteger a natureza. Segundo a coordenadora da Comissão Pastoral da Terra do Rio Grande do Sul, Terezinha Sallet Ruzzarin, um dos motivos da campanha é alertar a sociedade para os problemas que são causados pelo homem ao meio ambiente e que estão sendo sentidos com os efeitos das estiagens e também das enchentes.

? Queremos alertar a comunidade, alertar a sociedade como um todo, que a natureza está sofrendo. Ela não tem mais condições de suportar tudo isto. E o que está acontecendo é isso que vemos, enchente de um lado e seca do outro ? afirma.

Terezinha disse que as medidas são urgentes. Ela relata o triste cenário encontrado no assentamento Nova Roça, onde se realizou a caminhada, onde famílias inteiras sofrem com a seca.

? A coisa que mais me chocou foi ver um caminhão chegando com água para abastecer as famílias e uma criancinha com pouco mais de dois anos corria com uma canequinha de alumínio e gritava “Tio, tio, a água”! Gente, o que é isso? ? questiona a representante da CPT.

A Romaria também interrogou sobre as sementes transgênicas e o uso de agrotóxicos. O assunto faz parte do tema da Campanha da Fraternidade deste ano, promovida pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e que será lançada nesta quarta-feira de cinzas.

Sair da versão mobile