A colheita da soja já começou há 15 dias em Roraima. Como o estado se encontra no Hemisfério Norte, o plantio acontece entre abril e maio e a colheita entre agosto e setembro. Segundo a Conab, o estado deve produzir 150 mil toneladas em uma área de 49 mil de hectares.
Um levantamento realizado por uma comissão da Aprosoja no estado, aponta que até o momento 20% da safra já foi colhida e as produtividades obtidas estão dentro do esperado.
O produtor Lemuel Andrade, de Boa Vista (RR), começou o plantio da soja no sábado, 22 de agosto, e está otimista que colherá sua maior safra.
Maior evento da sojicultura já está marcado. Confira!
“Estamos muito esperançosos que este ano teremos uma das nossas melhores safras, já que o clima ajudou. Aqui ainda é uma fronteira agrícola, então temos uma área de primeiro e segundo ano de plantio. Essa de primeiro ano esperamos colher pelo menos 50 sacas por hectare, enquanto a de segundo queremos colher pelo menos 55 sacas”, explica ele.
Outro produtor da região de Alto Alegre (RR), Geison Nicaretta, acredita que na região dele cerca de 10% já foi colhido da soja. Ele mesmo plantou 3,7 mil hectares com soja e está confiante que conseguirá altas produtividades.
“As produtividades dessas primeiras áreas estão muito boas, acima de 55 sacas por hectare de média. O clima foi realmente muito favorável para nós, inclusive abrindo bastante sol agora na hora da colheita”, diz Gerson.
E o otimismo e animação com a safra de soja 2020 fica ainda maior quando o assunto é venda do grão. Segundo Lemuel essa safra tem tudo para ser inesquecível.
“Aqui não vendemos nada ainda e estão oferecendo até R$ 116 por saca. Para nós de Roraima essa promete ser uma safra inesquecível, safra cheia e preços elevados. Tá todo mundo animado por aqui e a cada ano a área de soja vai aumentar mais”, afirma.
Já Nicaretta afirma ter vendido pelo menos 60% da safra antecipadamente e agora deve aproveitar os bons preços para vender o resto pós colheita. “Estamos recebendo ofertas de preços a R$ 110, quando colhermos vamos tentar fazer bons negócios”, diz.