Rotação de culturas é base para os sistemas de produção

Segundo pesquisador da Embrapa, a baixa diversificação de espécies vegetais resulta em vários problemas, como o aumento da incidência de pragas e doenças

A diversificação de espécies vegetais é essencial para a sustentabilidade dos sistemas de produção de soja. O contexto e a importância da diversificação de culturas em sistemas de produção de soja no Brasil será o tema da palestra do pesquisador Henrique Debiasi, da Embrapa Soja, durante o VII Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja), em Florianópolis (SC).

• Leia também: Semente de qualidade é primeiro passo para sucesso da safra

A diversificação de culturas no Centro Oeste-Mato Grosso será apresentada pelo produtor e agrônomo, José Eduardo de Macedo Soares Júnior. Para abordar o processo de diversificação de culturas no oeste da Bahia, o evento convidou o técnico agrícola e produtor, Luiz Antonio Pradella e a diversificação de culturas na região subtropical será apresentada pelo agronômo, Rubem Kudiess.

Para o pesquisador da Embrapa Júlio Franchini, coordenador desse painel no CBSoja, tem se observado que a oportunidade de retorno econômico a curto prazo têm levado à adoção de sistemas de produção pouco diversificados, com a predominância da sucessão soja/trigo e soja/milho de segunda safra nas regiões subtropical e tropical do Brasil, respectivamente.

Na opinião de Franchini, a baixa diversificação de espécies vegetais tem resultado em vários problemas, como o aumento da incidência e severidade de pragas e doenças, degradação da qualidade estrutural do solo, redução da diversidade e atividade dos microrganismos e plantas daninhas de difícil controle.

O painel pretende debater os resultados de pesquisa e as experiências reais, baseadas em relatos de caso de produtores, que demonstram os benefícios ambientais e econômicos advindos da diversificação dos sistemas de produção. O tema será amplamente discutido no painel Diversificação de culturas em sistemas de produção de soja: oportunidades e desafios que será realizado, no dia 24 de junho, durante o CBSoja.

Com informações da Embrapa Soja.