Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rótulos de alimentos poderão ter de informar quantidade de água usada na produção

Projeto tem por objetivo conscientizar os consumidores de que suas escolhas têm consequências, diz parlamentar

Fonte: Fernanda Farias/Canal Rural

As embalagens e os rótulos de produtos alimentícios poderão ter de informar de forma clara e facilmente legível a quantidade total de água empregada no processo de produção, somando todas as etapas. É o que prevê o Projeto de Lei 5290/16, do deputado João Derly (Rede-RS), em tramitação na Câmara.

“Com o projeto temos por objetivo conscientizar os consumidores de que suas escolhas têm consequências”, disse. “Espera-se que as pessoas aprendam a balancear seu consumo, privilegiando, quando possível, alimentos com menos água empregada na sua produção. Trabalha-se atualmente com um conceito chamado de ‘pegada hídrica’, que no caso de produtos agropecuários e industriais é a quantidade de água empregada em sua produção , somando todas as etapas”, explica Derly.

O parlamentar comparou a quantidade de água necessária para produzir alguns gêneros alimentícios corriqueiros: a produção de um quilo de tomate, por exemplo, consome 214 litros de água; um quilo de batata consome 287 litros; um quilo de banana, 790 litros; de arroz, 2.497 litros; de carne de frango, 4.325 litros e um quilo de carne bovina requer para a sua produção 15.415 litros de água.

“Alguns alimentos consomem uma quantidade extremamente desproporcionada de água e são, consequentemente, menos sustentáveis”, afirma.

Tramitação

De caráter conclusivo, a proposta será analisada pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços e; de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Sair da versão mobile