A produção, o abastecimento e o consumo de carne bovina durante a pandemia de coronavírus foram discutidos essa semana pelos integrantes da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carne Bovina do Rio Grande do Sul, em videoconferência com o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do estado, Covatti Filho.
O setor de carnes quer a abertura de uma linha de crédito para os pecuaristas, a possibilidade de prorrogação do ICMS para indústria e o pedido de retirada da restrição feita para exportação de gado para China, cuja idade limite é 30 meses. Covatti Filho garantiu o encaminhamento das solicitações.
Segundo a Secretaria de Agricultura, a linha de crédito especial para os pecuaristas deve ser negociada com o Banrisul e também sugerida ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para que seja incluída no novo Plano Safra. A pasta também vai solicitar à ministra Tereza Cristina a retirada da restrição de exportação para China para animais com mais de 30 meses.
O secretário deve ainda solicitar audiência com secretário da Fazenda do Estado, Marco Aurélio Cardoso, para discutir a prorrogação do ICMS. Uma reunião deve ser agendada entre entidades de produtores e Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Rio Grande do Sul para discutir propostas de medidas para relações comerciais no mercado interno.