Segundo Carlos Magano, diretor comercial e de operações do Porto da Rumo Logística, a empresa também irá investir R$ 35 milhões para troca do shiploader (carregador) e outros R$ 3,5 milhões para construir uma cobertura na área de carregamento, o que permitirá um ganho de 90 dias de embarque, que é a média de dias com chuva por ano, que impede o embarque de açúcar. Estas duas medidas irão elevar o potencial de embarque anual da Rumo em 6 milhões de toneladas de açúcar.
? Com a cobertura, iremos elevar a capacidade de embarque em 2,5 milhões de toneladas por ano. Já o novo shiploader irá aumentar a capacidade de carregamento em cerca de 3,5 milhões de toneladas ? disse. A expectativa é de atingir uma capacidade de embarque de até 20 milhões de toneladas em dois anos, dobrando o volume embarcado na safra 2010/2011, que foi de 10 milhões de toneladas.
O executivo disse que outros R$ 1,1 bilhão estão sendo investidos na aquisição de vagões e locomotivas ferroviárias e na duplicação de um trecho da ferrovia entre o início da Serra do Mar até Sumaré, onde existe um gargalo na via administrada pela ALL. Segundo ele, os 750 vagões e 50 locomotivas já estão em operação e já carregaram na safra 2010/2011 50% dos 1 milhão de toneladas transportados pela Rumo Logística no período.
? Do total de nossas operações, já estamos carregando 50% do açúcar via ferrovia e 50% via rodovia ? afirma.