Agricultura

Rumo quebra recorde no transporte de grãos na Operação Sul de agosto

Segundo a empresa, o bom resultado se deve ao crescimento da produção, principalmente de soja e milho, aliado ao aumento da eficiência operacional

Foto: Beth Santos/Secretaria Geral da Presidência da República

A Rumo Logística quebrou novos recordes no mês de agosto em sua Operação Sul, que abrange ferrovias nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, parte de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. O principal destaque foi o aumento de 14% no volume total de soja e milho transportados, em comparação ao mesmo mês do ano passado. Foi escoado 1,18 milhão de toneladas de produtos agrícolas para os principais portos da região, que são os de Paranaguá (PR) e São Francisco do Sul (SC).

O desempenho de agosto foi o terceiro melhor resultado histórico da companhia na Operação Sul. Os dois primeiros ocorreram também neste ano, nos meses de março e abril.

Segundo a empresa, o bom resultado se deve ao crescimento da produção dos grãos, aliado ao aumento de eficiência operacional, em decorrência de investimentos internos, implantados em 2015.

Outro recorde na região foi no estado do Rio Grande do Sul: a empresa transportou 303 mil toneladas de grãos no mês passado, marcando os 31 dias como o melhor agosto da história da companhia, com 12% a mais no volume de 2018 ante 2017.

Transporte de celulose também cresce

Desde outubro de 2016, a Rumo mantém uma parceria com a Klabin, produtora e exportadora de papéis, para transportar celulose entre a região de Ponta Grossa e o Porto de Paranaguá (PR). Em agosto, a companhia também registrou um aumento de transporte no corredor ferroviário mais utilizado para o transporte de cargas da região Sul. 

Da fábrica de celulose da Klabin em Ortigueira (PR), foram escoadas pela Rumo 106 mil toneladas de celulose para Paranaguá, 13% a mais do que o recorde de 94 mil toneladas obtido em junho deste ano.