>>> Acesse a página especial RuralBR – Um Ano
Produzindo diariamente informação sobre temas fundamentais ao agronegócio no Brasil – no último ano foram publicados mais de 13 mil matérias e cerca de 13,5 mil vídeos -, o portal completa um ano com mais de 52 milhões de visualizações de conteúdo e um público de 5,9 milhões de internautas de mais de 180 países, segundo dados do Google Analytics. Desde junho de 2012 o portal se transformou no site de conteúdos do agronegócio mais acessado do Brasil, de acordo com a ComScore.
– O primeiro ano do RuralBR pode ser resumido por nós em apenas uma palavra: orgulho. Temos muitos motivos para celebrar isso junto ao nosso público, pois o portal já tem a maior audiência do agronegócio brasileiro – comemora o Gerente Executivo do Canal Rural, Júlio Cargnino.
Reunindo notícias, vídeos, blogs e conteúdos especiais sobre agricultura, pecuária e meteorologia – além dos principais programas veiculados no Canal Rural – o portal também agrega serviços digitais para que o produtor possa obter informações e ampliar seus negócios com mais rapidez.
– A agropecuária é uma atividade sujeita a fatores que muitas vezes estão fora do controle do produtor rural. É o caso da previsão do tempo: é fundamental para o agricultor saber como será o comportamento do clima nos próximos dias, semanas e até meses para que ele possa planejar a produção. As cotações de commodities são outro dado fundamental na tomada de decisão do empresário rural – ele precisa acompanhar o mercado pra definir onde e quando comprar e vender. Procuramos disponibilizar essas informações de forma simples, organizada e de fácil acesso no portal – destaca a coordenadora do RuralBR, Lenara Londero.
Transmissões e coberturas especiais
O C2Rural, portal de transmissões online do RuralBR, permite que o internauta acompanhe e participe de leilões e outros eventos em tempo real. Em um ano, mais de 300 transmissões foram realizadas e assistidas por internautas de mais de 1,8 mil cidades do Brasil e Exterior.
Os principais assuntos que foram destaque no Canal Rural ao longo do ano também tiveram espaço exclusivo no RuralBR. Em 2011 e 2012, o público pode acompanhar grandes eventos em sites especiais como Expointer, Freio de Ouro, Circuito Quarto de Milha e Rio+20, além de programas, como Canal Rural Na Estrada, Projeto Soja Brasil e as discussões sobre o novo Código Florestal.
Parceiros
O alcance do RuralBR neste primeiro ano se ampliou também graças às parcerias com portais e outros sites ligados ao agronegócio e entretenimento, como Arte Brasil, Notícias Agrícolas, Painel Florestal, Bom de Pesca, Horse Brasil, Marcas e Máquinas, entre outros. Além disso, uma parceria entre o RuralBR, a ABCZ e a Fazu deu origem, em maio de 2012, ao Agrocurso, projeto de ensino à distância direcionado a profissionais da pecuária em busca de conhecimento e aprimoramento.
O site Cotação, que traz os preços das principais commodities e índices do mercado financeiro, também é fruto de uma parceria com a consultoria Safras & Mercado, e o site Tempo tem seus dados fornecidos pela Somar Meteorologia.
Mais interação com o público
As redes sociais do RuralBR são hoje o principal canal de comunicação entre o portal e seu público. Com um total de 58 mil fãs das páginas no Facebook e mais 15 mil seguidores no Twitter, o conteúdo informativo e os programas favoritos do Canal Rural são rapidamente acessados, comentados e compartilhados todos os dias por internautas que acompanham seus assuntos de interesse e participam enviando dúvidas e opiniões.
– Hoje, o portal é referência em serviços, notícias, participação do público e transmissão de eventos ao vivo. O RuralBR é a contribuição tecnológica do Canal Rural para um público que está se desenvolvendo cada vez mais, com sofisticados recursos no campo, e que precisa de informação de qualidade e atualizada em qualquer tempo ou lugar – completa Júlio Cargnino.
Vídeo: um dia na redação do RuralBR