O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), acredita que a votação do projeto só ocorra nesta quarta, dia 4, mas o debate em plenário deve começar ainda nesta terça, por volta das 20h, em sessão extraordinária da Casa.
Enquanto isso, deputados da Frente Parlamentar da Agricultura também preparam emendas que serão apresentadas ao projeto. Segundo o deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS), o setor vai buscar apoio na reunião dos líderes partidários que começa às 15h desta terça. Heinze admite que diversas questões do agronegócio foram atendidas, mas afirma que muitas culturas importantes como fumo, banana e arroz, ainda podem ser inviabilizadas caso o projeto seja aprovado como está. Mesmo assim, a intenção dos ruralistas é votar a proposta, enquanto os ambientalistas tentam adiar a votação.
Os ambientalistas não concordam com o perdão das multas para produtores rurais que desmataram até julho 2008. Outro ponto polêmico é o benefício a pequenos produtores, que não seriam obrigados a recompor as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e a reserva legal.