Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ruralistas argentinos preparam locaute contra Cristina Kirchner

Protesto foi motivado por decreto que expropriou o edifício de exposições La Rural, em Buenos AiresAntes de encerrar o ano, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, abriu um novo conflito com os produtores rurais de seu país. A Sociedade Rural Argentina (SRA) confirmou que os pecuaristas vão fazer um locaute de 24 horas nesta quarta, dia 26, para protestar contra decreto presidencial que expropriou o tradicional edifício de exposições La Rural, em Buenos Aires. O decreto pegou os produtores de surpresa na véspera do fim de semana.

– Vamos paralisar a comercialização em reação, não só aos ataques reiterados do governo contra o campo, especialmente contra a tentativa de confisco da Sociedade Rural – explicou o presidente da SRA, Luis Miguel Etchevehere.

Segundo ele, o locaute é também contra a decisão oficial de impedir a Federação Agrária (FAA) de emitir um certificado, chamado de 1116, que facilitava a comercialização de grãos entre os associados. A FAA agrupa os médios e pequenos produtores.

O certificado em questão desburocratizava o processo de comercialização e era vendido pela FAA aos seus sócios. Esse é o segundo documento que o governo tira das mãos da FAA.

O primeiro foi a chamada “carta de portabilidade”, sem a qual nenhum caminhão pode circular com alimentos produzidos pelo país. Ambos os papéis, que passam a ser emitidos eletronicamente pelo governo, provocam perdas de fluxo de recursos para a instituição e complicam seu financiamento.

Sair da versão mobile