Mercado e Cia

Saca da soja no Paraná acumula alta de 10% em maio, diz Cepea

Segundo o centro de estudos, os preços foram valorizados no mercado interno diante do atraso no plantio do milho e soja nos Estados Unidos, considerado um dos piores da história

As dificuldades no plantio do milho e da soja nos Estados Unidos estão impactando nos preços dos grãos no Brasil. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a saca da soja no Paraná acumulou uma alta de 10% em maio, passando de R$ 69 para R$ 77.

O diretor da ARC Mercosul, Matheus Pereira afirma que, com os problemas nos EUA o mercado de milho é altamente favorável para o produtor brasileiro e que essa é uma boa hora para fazer negócios.

“O progresso de plantio da soja é o segundo pior na história do Estados Unidos. Outro fato importante que aconteceu a qualidade da germinação é extremamente terrível”. “Por um lado o produtor brasileiro sendo beneficiado por conta desse atraso norte-americano, por outro lado o produtor norte-americano passando pelo pior início de safra do milho da história”, finaliza.