Localizada em São Sebastião da Grama (SP), na mogiana paulista, a Fazenda Rainha é de propriedade do grupo Fazenda Sertãozinho Ltda, que desde 2006 tem a marca Café Orfeu para o mercado interno. A Fazenda corresponde a uma área total de 1.091 hectares, 280 hectares dos quais destinados ao plantio de café das variedades bourbon amarelo, icatu, catuaí e mundo novo, em altitude média de 1,3 mil metros. Em comunicado, o agrônomo e diretor da fazenda, José Renato Gonçalves Dias, disse que a altitude elevada e o clima frio e seco durante o período de colheita favorecem a produção dos cafés de melhor qualidade. Segundo ele, são cafés com bebida mole, muito adocicada, com acidez equilibrada e aromas intensos.
O lote recordista obteve nota 91,41 no Cup of Excellence (numa escala de zero a 100) concedida por um júri internacional composto por torrefadores, baristas, importadores e donos de coffe shops, que o elegeu como o melhor café da safra 2010/2011. O concurso é promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Apex-Brasil, a Alliance for Coffee Excellence (ACE) e a Agricafé.
No ano passado, a comercialização dos 31 lotes vencedores do concurso foi recorde mundial na história dos leilões do Cup of Excellence, arrecadando o montante de US$ 738.506,40. O maior lance foi de US$ 25,05/libra-peso.
O resultado completo do leilão pode ser visto no site Cup of Excellence.