Segundo a consultoria, os produtores brasileiros estão contando com preços muito atraentes. O mercado está sustentado pelas altas cotações da soja no mercado internacional, a desvalorização do real e a firmeza nos prêmios na exportação.
No boletim, os analistas da Céleres comentam que as cotações da oleaginosa, em moeda brasileira, neste mês de março ultrapassaram os patamares observados em março de 2008 e têm se mostrado bastante remuneradoras, mesmo em pleno processo de colheita da oleaginosa. O preço médio mensal no mercado disponível brasileiro subiu 8% no primeiro trimestre deste ano, enquanto as cotações em Chicago subiram próximo a 12%.
Relatório de Colheita
A pesquisa semanal realizada pela Céleres verificou que os trabalhos de colheita da soja brasileira alcançaram o patamar de 68% na semana passada, ante 58% reportado na semana precedente e 56% observado no mesmo período do ano passado. A média histórica do avanço da colheita para esta época do ano é estimada pela Céleres em 49%. Em Goiás e Mato Grosso os trabalhos foram concluídos.