Mercado e Cia

É momento de negociar a safra 2020/2021 e comprar insumos, diz Daoud

De acordo com o comentarista, o cenário atual ainda garante lucro ao produtor rural e o futuro pode vir com queda nos preços das commodities

O avanço do coronavírus pelo mundo continua pressionando o mercado internacional. De acordo com o comentarista Miguel Daoud, o cenário é de depressão nos preços das commodities, o que pode comprometer os valores da safra 2020/2021. “Dizem que as pessoas pelo mundo continuam comendo, e estão, mas não tem dinheiro para continuar pagando os preços que achamos justo”, diz.

Segundo Daoud, o produtor precisa rever suas estratégias de comercialização e seus custos neste momento. “Ele tem que começar a fazer a safra 2020/2021, porque ainda tem margem para travar preços com ganhos”, afirma.

O comentarista diz que muitos agricultores ainda não compraram insumos com a perspectiva do dólar em queda no fim do ano. Sobre isso, ele diz que o câmbio pode até recuar, mas a conjuntura econômica pode não favorecer os negócios lá na frente. “Se você tem margem, antecipe a compra de insumos. Pelo menos, o cenário atual dá segurança de que você ganhará alguma coisa. Lembre-se: crises só dão oportunidades para especuladores”, enfatiza.