Safra de café 2012/2013 em São Paulo é estimada cinco milhões de sacas

Segundo levantamento do governo federal, região de Franca deve responder por mais de dois milhões de sacas do grãoA produção de café de São Paulo na safra 2012/2013 é estimada em 4,92 milhões de sacas, de acordo com o segundo levantamento realizado em maio pela parceria entre Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati). A região de Franca, principal produtora do grão no Estado, deve responder por mais de dois milhões de sacas.

Conforme os técnicos responsáveis pelo estudo, os resultados confirmam que a safra 2012/2013 pertence a um ciclo de alta na produção. A adoção de padrões elevados de manejo agronômico, de acordo com os profissionais, foi permitida pela bienalidade típica do cultivo e satisfatório regime de chuvas observado a partir do último trimestre de 2011 e primeiro de 2012. Principalmente, associado aos bons preços recebidos na última safra.

Frente à estimativa de novembro (4,6 milhões de sacas), em apenas três dos cinturões considerados no Estado (São João da Boa Vista, Ourinhos/Avaré e Dracena/Tupã) foram constatadas quedas na produção. No entanto, compensada pela expansão verificada nas demais.