O país pode produzir 284 mil toneladas em 2010/11, volume 5% abaixo das 299 mil toneladas previstas pelo governo, por conta da diminuição da safra do tipo arábica, informou Ramesh Rajah, presidente da Associação dos Exportadores de Café da Índia. Em 2009/10, a Índia colheu 289,6 mil toneladas.
? Chuvas em outubro e novembro prejudicaram a safra de arábica nos estados de Karnataka e Tamil Nadu. Por isso, nós achamos que a estimativa de produção do governo é muito alta ? explicou Rajah.
A produção de café arábica pode atingir cerca de 80 mil toneladas nesta temporada, ante projeção de 95 mil toneladas, enquanto a de robusta deve ficar alinhada à expectativa de 204 mil toneladas, revelou o presidente da associação.
A queda das ofertas domésticas provavelmente repercutirá nas exportações deste ano, observou Rajah. Ele acrescentou, contudo, que ainda é muito cedo para fornecer uma previsão específica. A Índia, que normalmente exporta quase dois terços da produção anual, embarcou uma quantia recorde de 291.623 toneladas no ano passado. As informações são da Dow Jones.