Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Safra de soja bem planejada pode render uma economia de até 35%

Consultor técnico do Projeto Soja Brasil lista três fatores que podem contribuir com a diminuição de custos e elevação da produtividade

Cada safra de soja apresenta um desafio diferente. Ainda é cedo para saber quais serão os percalços da temporada 2018/2019. Na safra passada, por exemplo, os veranicos no período de plantio e chuvas na colheita prejudicaram a produtividade no país. 

Para ajudar o produtor na tomada de decisão, o consultor técnico do Projeto Soja Brasil, Áureo Lantmann, explica que um planejamento mais enxuto e com mais embasamento técnico pode reduzir os custos de produção em até 35%.

“Nas últimas safras, em função do bom preço pago pela soja, houve alguns exageros dos produtores. Então é hora de apertar o cinto, fechar a torneira com embasamento técnico, ou seja, diminuir os custos sem comprometer os rendimentos das lavouras”, comenta Lantmann.

O pesquisador listou três fatores que podem contribuir nessa economia: adubação, dessecação e controle biológico. Lantmann lembra que há métodos de controle biológico que geram custo-benefício, como a vespa Trichogramma spp (ao contrário do dito no vídeo, quando o consultor diz trichoderma, ele quis se referir a vespa).

“O número de dessecação pré-colheita é muito grande, não necessidade de se fazer. É uma prática que pode gerar perdas de até 4%. Outro fator, a escolha do adubo. O adubo hoje representa 40% dos custos de produção. Se o produtor tiver um solo fértil e realizar um uso racional do fertilizante, pode economizar até 20%, o que é muito significativo”, orienta o pesquisador.

Confira a entrevista:

Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile