Safra gaúcha de grãos alcança 30 milhões de toneladas

Objetivo do governo estadual para 2016 é incentivar a produção de milho, para que os pecuaristas dependam menos da ração de outras regiões

Fonte: Jecson Schmitt/Arquivo Pessoal

O governo do Rio Grande do Sul divulgou nesta quarta, dia 23, o balanço da produção agropecuária em 2015. A safra gaúcha de grãos em 2015/2016 deve superar as 30 milhões de toneladas.

Na avaliação do secretário de Agricultura, Ernani Polo, o ano para o agronegócio do Rio Grande do Sul foi positivo. Mesmo com a chuva afetando as culturas de trigo e arroz, a soja manteve uma grande produção, com expectativa de colheita em 15 milhões de toneladas no começo de 2016.

Aumentar a produção de milho no estado é um dos desafios do setor agrícola gaúcho. A ideia do governo estadual é incentivar o crescimento da área plantada no estado, que hoje ocupa 780 mil hectares. O objetivo é diminuir a dependência do Rio Grande do Sul na compra do cereal para alimentação dos rebanhos de aves e suínos, por exemplo.

No balanço apresentado, há um projeto sobre a produção de leite, que estabelece regras sobre o trânsito do produto. O objetivo é evitar o número de fraudes. A proposta deve entrar em vigor em 2016.