Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Safra de laranja de São Paulo pode ser 20% menor este ano

Analistas do setor esperam que o preço recebido pelos citricultores continue subindo ao longo do anoA safra de laranja no Estado de São Paulo pode ser até 20% menor este ano. O excesso de chuva, no fim de 2009, comprometeu boa parte da produção. Em muitos locais, pode até faltar fruta para abastecer o mercado. Com menos fruta e maior demanda, analistas do setor esperam que o preço recebido pelos citricultores, que vem se recuperando há pelo menos dois meses, continue subindo ao longo do ano.

As chuvas do último semestre prejudicaram as floradas de setembro e novembro, momento em que a flor dá origem a laranja. Outra dificuldade dos produtores é manter os tratos culturais neste início de ano, já que a chuva continua. Mesmo assim, os analistas garantem que este deve ser um ano de preços melhores, o que pode animar os produtores que estavam desestimulados com a citricultura.

A safra está terminando e os produtores querem aproveitar o momento de valores em alta. O administrador de fazenda Clodoaldo de Souza está vendendo a caixa de laranja de mesa a R$ 17. Em dezembro, recebia R$ 10.

A laranja de mesa, vendida no varejo, foi o produto que registrou o maior aumento de preço nas últimas quatro semanas, segundo o Instituto de Economia Agrícola. A caixa subiu 41,10% em relação às quatro semanas anteriores. O produtor que vende para a indústria também está recebendo mais. Nesse caso, a alta foi de 14,12%.

Segundo o presidente da AgraFNP, Maurício Mendes, a explicação para os aumentos está em uma combinação simples: oferta menor e demanda em alta. A recuperação de preços deve se manter ao longo deste ano.

Sair da versão mobile