Safra maior de trigo ajuda a baixar o preço dos alimentos, diz FAO

Produção global do cereal é estimada em 691 milhões de toneladasA oferta global de trigo maior do que se previa e o dólar mais firme contribuíram para o declínio recente dos preços do cereal nos mercados, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

? Uma recuperação nos países da Comunidade dos Estados Independentes (CIS) e safras maiores do que o esperado no norte da Europa ajudaram a melhorar o cenário da oferta e pressionaram mais os preços ? disse a FAO, em seu último relatório sobre o setor de alimentos.

De acordo com as informações da Dow Jones, para 2011, a produção global de trigo é estimada em 691 milhões de toneladas, 6% maior do que no ano passado, e seis milhões de toneladas acima da máxima anterior, estabelecida em 2009.

? Mesmo sem a colheita de algumas safras importantes no Hemisfério Sul, a previsão para a safra global de trigo de 2011 agora está bem firme e indica uma colheita muito maior do que se esperava no início da temporada ? disse a FAO.

A produção de trigo da União Europeia é estimada em 138,6 milhões de toneladas, um aumento de 1% sobre o ano anterior. Nos países da CIS, a produção superou as expectativas anteriores, recuperando-se fortemente após a seca que atingiu Rússia e Ucrânia, declarou a FAO.