Safra de morangos no Distrito Federal deve ter produtividade menor em 2014

Excesso de chuvas prejudicou o desenvolvimento das mudasO Distrito Federal é o sexto maior produtor de morangos no Brasil. Por lá, a colheita já começou e a expectativa é de que a produção seja menor do que a safra passada. O motivo é o clima.

• Clima favorece e safra de manga deve ser maior em São Paulo

– Decepcionou, porque ano passado a gente plantou 60 mil mudas. E hoje, das 100 mil que nós plantamos este ano, nós não vamos colher o que colhemos no ano passado. A expectativa é que de agora para a frente melhore, mas até o momento, a redução é de 60% – diz a produtora.

Este ano, a produtividade em Brazlandia (DF) vai ser menor do que em 2013, porque o excesso de chuva no início do plantio, comprometeu o desenvolvimento das mudas.

– Aconteceram alguns problemas de chuva, ano passado aconteceu isso, não é comum. As chuvas incidiram no mês de junho. O pessoal que plantou em março sofreu um pouco. E ocasionou o aparecimento de doenças na muda no campo, diminuiu um pouco a florada, o que reflete na produtividade – explica o gerente da Emater do município, Rogrigo Teixeira Alves.

Em 2014, a área plantada de morango cresceu 10% no município, somando 160 hectares de lavoura. Segundo a estimativa da Emater, a produção pode chegar a cinco mil toneladas da fruta.

– O boom da produção é setembro, então a gente espera que nesses dois meses, inclusive outubro, que está atípico sem chuvas, faça parte dessa expectativa de produção – conclui Alves.