Safra de trigo deverá alcançar sete milhões de toneladas até 2012

Produção na safra 2008/2009 chegou a 5,8 milhões de toneladasA produção de trigo na safra 2008/2009 chegou a 5,8 milhões de toneladas, superando as expectativas iniciais de cinco milhões. Os dados foram divulgados nesta quarta, dia 10, durante reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Culturas de Inverno, em Brasília. A perspectiva para 2012 é de alcançar, pelo menos, sete milhões de toneladas, o que equivale a 70% do consumo interno.

A redução nos preços dos insumos, a definição de políticas de governo e a alocação de recursos para plantio com tecnologia são fatores considerados importantes pelo setor para obtenção de bons resultados na próxima safra. Em relação às prioridades para 2009, o presidente da Câmara, Rui Polidoro, destacou a necessidade de preços mínimos que cubram os custos de produção, liberação de recursos adequados na época de plantio e que os mecanismos de comercialização sejam definidos e que fluam normalmente.

De acordo com o coordenador-geral de Cereais e Culturas Anuais, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Sílvio Farnese, foi ofertado 1,2 milhão de toneladas de trigo, neste ano, por meio dos leilões de contrato de opção e pelos prêmios de escoamento de produto.

? O próximo será de 100 mil toneladas, sendo 70 mil do Rio Grande do Sul e 30 mil do Paraná. Além disso, temos outro leilão no dia 18 de dezembro, que também será de 100 mil toneladas ? explicou.

Na safra 2008/2009, o Egito foi o principal importador de trigo no mercado mundial, com 7,8 milhões de toneladas, seguido da Argélia, com 5,6 milhões de toneladas. Em quinto lugar, o Brasil, com importação de 5,4 milhões de toneladas. Os maiores produtores nacionais são os Estados do Paraná, com 3,1 milhões de toneladas, e o Rio Grande do Sul, com 2,05 milhões de toneladas. Os maiores compradores do trigo brasileiro são o Paquistão, com 267 mil toneladas, e Marrocos, com 129,5 mil.