• Produção de grãos vai a 193,6 milhões de toneladas, estima Conab
As melhorias devem ser mais acentuadas na África Subsaariana, a região com maior número de pessoas com fome do mundo. Lá, o USDA estima que o total de pessoas na categoria de insegurança alimentar vai cair até 13% em 2014.
A produção de grãos na África Subsaariana aumentou quase 50% desde 2000. Stacey Rosen, economista do USDA e autora do relatório, disse que o avanço de produtividade foi um dos grandes motivos para o crescimento das colheitas na região. Segundo ela, isso foi possível graças aos esforços internacionais para ajudar a melhorar a irrigação e fornecer equipamentos agrícolas.
Colheitas volumosas têm pressionado as cotações de grãos no mundo todo e beneficiado, principalmente, a alimentação de pessoas de baixa renda. Conforme o USDA, os preços futuros do trigo caíram cerca de 13% nos últimos 12 meses, enquanto os futuros do milho caíram 38% no mesmo período.
Apesar das melhorias, o relatório projetou que os problemas provocados pela fome devem piorar na próxima década, devido ao crescimento populacional e às restrições da produção de alimentos em alguns países.