Plantadeira bem regulada garante bom desenvolvimento das plantas de soja durante a safra
Manaíra Lacerda | Sinop (MT)
O ajuste de máquinas agrícolas no plantio e na colheita é um dos fatores mais relevantes para um bom desempenho na safra. O primeiro passo é a escolha correta do disco, também conhecido como peneira, item que deve estar adequado ao tamanho da semente que vai ser utilizada.
• Saiba como escolher a cultivar de soja ideal
Outro ponto importante é verificar o estado de conservação das partes do equipamento onde o adubo vai ser distribuído, a botinha. A lubrificação e as rodas de profundidade do aparelho também estão na lista de prioridades, elas devem estar reguladas para que todos os grãos atinjam a mesma nivelação quando forem depositadas no solo.
– Com as máquinas bem reguladas, o produtor vai ter a garantia do estande final de plantas que ele deseja para essa cultura. Essa é a maior importância. Com uma máquina mal regulada, com certeza o resultado final não será o desejado – explica Robson Guimarães, da Embrapa.
É importante anotar as prioridades no momento de ajustar suas máquinas: escolher o disco ideal para o tipo de variedade da semente, realizar o controle de profundidade da semente no solo. A velocidade da plantadeira deve ser dentro da média de 6 km por hora.
– O ideal é que em toda safra você faça esse ajuste. Sempre tem que estar fazendo porque você nunca vai comprar a mesma semente. Todo ano ele vai ter uma semente diferente. Se ele não fizer, que pelo menos faça uma conferência da máquina antes do plantio – ressalta o técnico da Embrapa.
Reforçando, as principais dicas da Embrapa Soja são: escolher o disco ideal para sua semente; controle da profundidade do solo e velocidade média de 6 km por hora.
Confira o Momento Soja: