Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Saiba mais sobre os benefícios previdenciários dos trabalhadores rurais

Segundo advogada, tempo de contribuição ou de idade entre os trabalhadores do campo e da cidade é diferenteA advogada Vera Lacerda participou nesta quarta, dia 5, do Estúdio Rural, e falou sobre os benefícios previdenciários dos trabalhadores do campo. Segundo ela, a maior dificuldade para ter acesso aos benefícios da previdência é reunir a documentação. A profissional ressalta a importância de ser cadastrado no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e de procurar os sindicatos rurais.

– Indico que a pessoa se inscreva no sindicato rural da cidade. Qualquer documento é prova para o rural, também vale as provas testemunhais. As mulheres podem se valer de toda a documentação do marido e podem recorrer à aposentadoria por idade. É importante fazer o cadastro e procurar a documentação. Isso vale para todos os membros de uma família – explica.

De acordo com a especialista, o tempo de contribuição ou de idade entre os trabalhadores do campo e da cidade é diferente.

– Para os trabalhadores rurais, são cinco anos a menos. A mulher 55 anos e o homem 60 anos. Para os que eram trabalhadores rurais e migraram para a cidade, o tempo de serviço não é perdido. As pessoas podem requerer a esse benefício. Caso não tenham documentação que comprove, isso pode ser feito através de testemunhas. Essa justificativa pode ser feita em postos da Previdência Social ou recorrendo à Justiça Federal – relata.

Ela salienta que todo período rural trabalhado é do contribuinte a qualquer tempo, só é necessário provar.

– O trabalhador não deve desistir. Ele deve requerer administrativamente e também na Justiça – afirma.

>> Confira a entrevista na íntegra:

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile