A cultura da soja no Brasil é atacada por dezenas de pragas todos os anos, que trazem ao setor produtivo muitos prejuízos. Com isso, a Embrapa Soja realizou um levantamento listando as principais pragas da sojicultura. Entre elas, o destaque fica por conta do percevejo-marrom, que é um dos mais abundantes na cultura e também requer mais atenção. Segundo o pesquisador da entidade, Samuel Roggia, esta é uma praga que ataca às vagens e os grãos, causando um prejuízo direto à produção. Além disso, já começa a apresentar tolerância a diversos agroquímicos. “Estamos preocupados com a expansão dessa praga. Acredito que ela será um grande desafio em poucos anos”, garante Roggia.
Lembrando que para todas as pragas, antes de aplicar qualquer método de controle de pragas é preciso fazer o monitoramento das lavouras e assim, entender o tamanho do problema ressalta o pesquisador da Embrapa.
Abaixo destacamos as pragas em ordem de periculosidade, sendo 1 para a pior e 10 para a menos agressiva. Clique sobre a imagem para saber qual é a praga!
Para saber mais sobre esta e outras pragas acesse o manual de identificação de insetos e outros invertebrados da cultura da soja, elaborado pela Embrapa.
Clique no link ao lado para visualizar: Doc269-OL