Crédito rural, seguro agrícola e perspectivas para o agronegócio nos próximos anos são temas em discussão nesta sexta-feira, dia 15, na audiência pública do Senado que acontece durante a Expodireto Cotrijal, feira realizada em Não-Me-Toque (RS).
O encontro, que tem transmissão ao vivo pelo Facebook do Canal Rural, reúne autoridades e especialistas no assunto. A mediação do evento é do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS).
O assunto do crédito rural tem causado grande polêmica no setor. Isso porque a área econômica do governo estuda cortes em todos os subsídios do Tesouro já neste ano. Além disso, o presidente do Banco do Brasil, Rubens Novaes, havia afirmado que “o grosso da atividade rural” poderia se financiar com taxas de mercado.
O tema repercutiu também no Ministério da Agricultura. Na época, a ministra, Tereza Cristina, alertou que haveria risco de prejuízo para a nova safra agrícola se o governo cortasse de forma abrupta e radical o crédito aos produtores rurais com taxas subsidiadas pelo Tesouro Nacional. Segundo ela, o assunto estaria em estudo pelo Ministério da Agricultura, mas afirmou que não poderia haver um “desmame radical”.
Governo quer remanejar subsídios do crédito rural para seguro agrícola