A cidade de São Paulo está investindo na promoção da agricultura urbana com a contratação de aproximadamente 200 pessoas para colaborar com agricultores e agricultoras da capital.
A iniciativa faz parte do projeto Sampa+Rural, que visa fortalecer a produção agrícola nas áreas urbanas e melhorar as políticas de trabalho e renda na cidade.
Em julho, o município aprovou um plano de desenvolvimento rural para atingir esses objetivos.
O Sampa+Rural busca incentivar a produção agrícola em harmonia com a preservação ambiental e também visa aprimorar a educação alimentar e criar oportunidades de emprego.
“Nós temos pessoas que vão aprender a se qualificar, aprender um ofício relacionado à agricultura, mas que também vão praticar esse aprendizado em uma propriedade agrícola, ou seja, tem um benefício para o trabalhador, mas também para esse produtor agrícola que vai ganhar um reforço de mão de obra”, diz Aline Cardoso, secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Paulo.
Todas as unidades que compõem o projeto são georreferenciadas e identificadas pelo selo Sampa+Rural.
Esse reconhecimento estimula a permanência na atividade, seja para quem cultiva ou para quem vende esses produtos. Lia Palm, coordenadora de Agricultura do Município de São Paulo, destaca:
“Esse primeiro selo identifica todos esses locais e ali no selo a gente tem um QR code que leva para a plataforma e você consegue descobrir mais sobre cada um desses cantinhos da cidade. E a gente tem o selo aqui tem produção de Sampa, que é exatamente para incentivar as pessoas a comprarem essa produção, então no restaurante, na sorveteria, no mercadinho que compra de algum produtor, vai ter ali na parede esse selo e o QR code leva pro perfil desse agricultor.”