Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Santa Catarina estuda transportar milho por ferrovia para reduzir custo logístico

Segundo o governo estadual, o preço do grão em Santa Catarina é até R$ 10 superior ao reportado nas principais regiões produtoras

Fonte: Jarlei Cortese/Arquivo Pessoal

Com o objetivo de atender à demanda de produtores de aves, suínos e bovinos, o governo do estado de Santa Catarina estuda a possibilidade da utilização de ferrovias para transportar o milho de outras regiões do país. Santa Catarina é o maior estado produtor de suínos e segundo maior na produção de aves, e o déficit de milho é estimado em três milhões de toneladas. Segundo o governo estadual, o preço do grão no estado é até R$ 10 superior ao reportado nas principais regiões produtoras.

Nesta terça, dia 1°de março, o governador Raimundo Colombo e o vice-governador Eduardo Pinho Moreira se reuniram com o presidente da Rumo/ALL, Júlio Fontana, com técnicos e representantes do setor agropecuário para discutir o projeto. Inicialmente, ele prevê que o milho seja carregado em Goiás ou em Mato Grosso e descarregado em Lages. De lá, o cereal seria transportado para indústrias e granjas catarinenses pela malha rodoviária. De acordo com estudos iniciais, o cereal percorreria 600 quilômetros pelas rodovias e até 2,3 mil km em vagões de trens.

O milho representa mais da metade dos custos de produção de aves e suínos. O secretário da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, afirmou, em nota, que “mesmo em tempos difíceis, as agroindústrias continuam investindo, ou seja, a demanda por milho só vai aumentar”.

“Nós somos reconhecidos por nossa excelência sanitária e nossos produtos podem ser comercializados nos mercados mais exigentes do mundo, esse é um grande diferencial de Santa Catarina”, salienta Sopelsa.

Júlio Fontana, presidente da Rumo/ALL, entretanto, alertou que ainda é necessário realizar análise técnica sobre a condição da malha ferroviária. Uma nova reunião deverá ser agendada para tratar das questões técnicas e de custos para a revitalização da ferrovia. 
 

Sair da versão mobile