Santa Catarina tem 95% da área prevista plantada de arroz para a safra 2012/2013

Estado tem previsão de plantar 150 mil hectares da cultura. No Rio Grande do Sul, plantio já atinge 58% dos 1,006 milhão de hectares previstosCom previsão de plantar 150 mil hectares com arroz na safra 2012/2013, Santa Catarina já implantou as lavouras em 95% dessa área, informou na quinta, dia 8, o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa). No litoral norte catarinense e médio vale do Itajaí, cerca de 97% da área foi cultivada. No sul catarinense, 94%, e no alto vale do Itajaí, 95%.

No Rio Grande do Sul, a Emater/RS informa plantio de 58% dos 1,006 milhão de hectares previstos. O avanço na área semeada deve se intensificar no próximo período nas regiões da campanha e fronteira oeste, especialmente pela preocupação do produtor com o prognóstico de redução das chuvas durante o mês de novembro. Os negócios mantiveram-se estáveis na semana, mas houve novo recuo no valor médio da saca de 50 quilos do arroz em casca comercializada no Estado, caindo mais 0,29% e ficando em R$ 37,46.

Leilão

Na sexta, dia 9, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza novo leilão de venda de arroz, após duas semanas. A pausa atendeu a uma demanda da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), que pedia maior intervalo nas vendas do cereal para equilibrar a oferta no mercado com as negociações dos arrozeiros. Segundo Renato Rocha, presidente da Federarroz, em outubro o produtor intensificou as vendas para pagar as despesas de custeio da safra, o que deixou o mercado superofertado. Nos leilões – avisos 409 e 410 – serão ofertadas cerca de 80 mil toneladas de arroz.