O Banco Santander anunciou oficialmente nesta terça-feira, dia 17, a liberação de recursos para pré-custeio da Safra 2017/18. O objetivo é antecipar o valor para a compra de fertilizantes para a produção do período.
Para contratar o crédito, basta o cliente apresentar a nota de pedido do produto para o seu gerente. São elegíveis ao financiamento, os produtores que não tiverem acessado todo o montante de recursos a juros subsidiados do Plano Safra 2016/17. Além deles, os produtores que já usaram todo esse recurso poderão tomar o pré-custeio a taxas de recursos livres na instituição.
O Santander disse, em nota, acreditar em um cenário otimista para o agronegócio em 2017. “O setor não deixou de crescer durante a crise e tende a manter o desempenho superior ao das outras atividades. Projeções do Departamento Econômico do Banco apontam elevação de 0,7% para a economia do País neste ano, enquanto o PIB do Agronegócio deve ter aumento de 2%”.
Em 2016, o total da carteira de crédito ao setor do Santander somou quase R$ 40 bilhões, sendo R$ 8,5 bilhões de linhas de repasse e o restante de recursos livres. Também no ano passado, o Banco contratou mais de 40 agrônomos para atuar nas fronteiras agrícolas.