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Sara Lee e 3Corações disputam compra da vice-líder do mercado de café do Nordeste

Maratá ocupa posição de destaque em vários Estados da regiãoA consolidação do mercado brasileiro de café torrado e moído está longe de acabar. Nos últimos anos, a americana Sara Lee e o grupo brasileiro-israelense 3Corações incorporaram inúmeras marcas e empresas tradicionais. Agora, o novo alvo das duas grandes concorrentes é a sergipana Maratá, vice-líder do mercado nordestino.

Forte em vários Estados do Nordeste, como Bahia, Sergipe e Alagoas, a companhia de Sergipe esteve mantendo conversações com a Sara Lee, 3Corações, Bunge e Cosan nos últimos dois meses.

Passadas as reuniões iniciais, as negociações agora giram em torno do preço dos ativos da empresa e da marca. O mercado chegou a especular que a Maratá valeria R$ 1 bilhão.

Há quem considere o número estratosférico e há, ainda, quem diga que a conta não é tão simples assim, uma vez que, além da divisão de café, a Maratá também atua no mercado de refrescos, temperos, gelatinas, chás, achocolatados e fumo. Contudo, o que mais interessa à Sara Lee e à 3Corações não é o conjunto de cinco fábricas que a Maratá reúne em Sergipe e na Bahia, mas o peso de sua marca de café no Nordeste e seu eficiente sistema de distribuição.

A Sara Lee, por exemplo, detém duas unidades industriais: uma em Jundiaí, em São Paulo, e outra em Salvador, Bahia. Já a 3Corações, de Eusébio, Ceará, tem sete fábricas no Brasil.

Hoje, o Grupo 3Corações lidera o mercado nordestino de café industrializado, seguido pela Maratá e, em terceiro, pela Sara Lee.

A Maratá é um negócio estratégico, seja para a 3Corações ? que poderia usá-la para proteger o mercado nordestino de concorrentes ? seja para a Sara Lee ? que poderia fortalecer a presença na região. Essa, aliás, foi a estratégia usada pelos americanos para avançar no Sul do país.

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